top of page

NEW GENERATION

COMIC MAGAZINE

MANGA/COMICS/ZINES/LIGHT NOVELS

A Dangan é uma revista Bimestral com base em Almada, Portugal, focada na publicação de Banda Desenhada, Manga, Zines e Light Novels de autores lusófonos em formato serializado ou Oneshot.

HISTÓRIA

"Uma plataforma, uma casa onde artistas portugueses pudessem publicar o seu trabalho regularmente sem ter de se submeter às forças imóveis das grandes e estagnadas editoras."

Ver1.jpg

Essa foi a ideia que nasceu em 2017 e foi-se formando em 2019.
5 anos de trabalho e revisão se seguiram, com múltiplas perspectivas do que se iria tornar, desde o nome e design até á sua identidade cultural.
Originalmente alguns nomes foram considerados, mas o primeiro a entrar em fase conceitual foi "Luso Comics"

1ª Versão (Luso Comics)
Ver3.jpg
3ª Versão (Luso Comics)

Esta ideia tinha como foco exclusivamente a publicação de Comics e Manga, mas sem a garantia que teríamos artistas suficientes para uma publicação completa tornou-se óbvio que seria necessária uma expansão.

Ver9.jpg

O nome seguinte foi Danda Comics, com um design mais limpo e trabalhado, tornou-se a primeira versão da revista a ter um protótipo e foi criada e documentada para uso no Projeto de Aptidão Profissional de final de curso do Editor Chefe André Araújo.


O nome DanDan foi considerado e usado como base para Danda, e está relacionado com a onomatopeia do som de um tambor.

A resposta foi unanimemente positiva e a partir daí começou um processo de rebranding com base no feedback recebido.

9ª Versão (Danda Comics)

Mais nomes foram conceptualizados, com Dangan saindo o vencedor.

A razão principal da mudança de nome foi o logotipo, já que de relance podia ser lido incorretamente como "Danpa".

Ao longo do processo, inclusivamente a partir da 1ª edição, a identidade cultural e visual da revista foi mudando para algo mais hardcore, principalmente com a entrada do Editor Mário, que ajudou e possibilitou dar início ao processo de produção e publicação da revista.

Muitas pessoas estiveram de forma ou outra envolvidas no projeto ao longo do tempo, porém, a equipa continua pequena e irregular com uma grande parte dos membros realizando funções de apoio em diversas áreas como a pesquisa de material para artigos, comunicação social e outras.

Desde que foi publicada a 1ª edição foram formadas novas parcerias, com mais por vir.

Versão Final (Dangan Magazine)

A História continua!

NEXT PHASE

OCT/2025

EQUIPA EDITORIAL

André Araújo

Editor Chefe

Fundador da Dangan Magazine.
Viciado em jogos de Terror, policiais e Sludge; exploro os bastidores da cultura japonesa à procura de coisas para nerdalhar sobre.

Bokuano

Editor

Criativo e movido a curiosidade
Com mais ideias do que o que fazer com elas.
Curto de ler artigos, livros e outros sobre todo o tipo de tema até nas horas vagas, trágico.

Vasco Lopes

Designer / Typesetter

Designer e Artista.
Adoro banda desenhada/mangá, sempre a procurar melhorar as minhas habilidades artísticas.

Mário Cunha

Editor

N/D

Márcia Oliveira

Editora / Administração

Adoro shonen e seinen, especialmente ilustrado nos quadradinhos. Como se isso não fosse suficiente também adoro jogos. Se não estiver colada a algum mangá estou colada a um ecrã a jogar ou a ver anime.

Lúcia Pires

Editora / Designer

Ilustradora e amante de tudo artístico.
Gosto particularmente de anime e mangá e estou sempre à procura de uma nova série não mainstream para ficar obcecada.

Sara Neto

Editora

Apaixonada por novas tecnologias e filmes/séries.
Adoro animes e videojogos.
Sempre pronta para explorar novos mundos e realidades através de diferentes formas de entretenimento.

OBJETIVO

Criar uma plataforma onde artistas lusófonos consigam publicar o seu trabalho sem medo de censura ou elevados requisitos, direccionada para artistas amadores, é o sítio perfeito para aqueles que procuram ganhar experiência através de presença direta no mercado, feedback do publico e podendo ver o seu trabalho impresso.

LOCALIZAÇÃO

Nascida e distribuída a partir de Almada, impressa no Porto e composta pelo trabalho de autores e editores de todo o país.

FOCO

Ação, Drama, Ideias não convencionais.

A Dangan foca-se em destacar uma nova geração de artistas desalinhados com a cultura de banda desenhada tradicional, querendo sempre ir mais além.

Temos orgulho no nosso trabalho, e temos sempre como prioridade trazer novas obras, artigos, maneiras inovadoras de chegar ao nosso publico e tornar a Dangan numa revolução da industria portuguesa de BD, Comics e Manga.

QUESTÕES GERAIS

Como faço para participar na revista?

Temos Open Calls sempre abertas, verifica os requisitos e envia o teu trabalho aqui.

Enviam internacionalmente?

Devido ao elevado custo de envio optámos por limitar a venda de edições físicas ao território nacional português.

Podemos abrir exceções, mas com portes mínimos de 15€ por encomenda.

Como posso apoiar?

Comprando a Revista, Volumes, Prints e Merch na nossa loja Online; Aderindo ao nosso programa de subscrição, enviando fanmail, elogios, criticas e feedback através do Instagram ou um dos nossos outros canais; visitando a revista durante eventos ou partilhando o projeto com mais pessoas.

Todo o apoio é valioso, seja de que forma for, é graças aos nossos fãs que conseguimos continuar a lutar.

A revista está limitada a artistas portugueses?

Não, publicamos trabalhos de artistas de qualquer país lusófono, ao seja, qualquer país onde Português seja a língua predominante/oficial.

Destes são: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Não pretendemos publicar artistas de outras nacionalidades sob a marca Dangan, mas poderão ser feitas exceções no caso de publicações especiais, colaborativas ou comemorativas.

Qual é a vossa politica quando ao uso de IA?

Não temos espaço nem exceção para qualquer uso de Inteligência Artificial na redacção de artigos ou na produção de trabalhos.

Por respeito aos nossos leitores e à comunidade de arte como um todo, não iremos corromper os nossos produtos com conteúdo de baixa qualidade numa tentativa rápida e barata de fingir que conseguimos produzir mais do que outras revistas especializadas.

Podemos ter erros que passam a revisão, podemos não publicar com a frequência e a quantidade que desejamos, mas acreditamos que a imperfeição humana reflete a nossa luta e crescimento como pessoas, o elemento mais lindo da vida e da arte.

Qual é a vossa politica de satisfação do cliente?

A satisfação do cliente é a nossa prioridade.

No caso de problema no envio de encomendas ou produtos danificados, fornecemos uma substituição sem custos adicionais.

Esclarecemos também qualquer dúvida colocada no nosso formulário de contacto, mensagem privada no Instagram, e comentários nas redes sociais.

bottom of page