Então como se faz um Cosplay?
- Lúcia Pires
- há 2 dias
- 5 min de leitura
Texto, Edição, Fotografia e Ilustrações: Lúcia Pires

Esta é a pergunta que fiz quando, por acaso, comprei uma peruca de cosplay do Vash the Stampede de Trigun e decidi fazer cosplay dele para o IberAnime 2024. Sempre vi o ato de fazer cosplay como algo inatingível, mesmo sendo eu própria uma artista. Era um conceito demasiado estranho e exigia um investimento que nunca estive preparada para fazer. Tenho de coser o casaco? Como é que se fazem os adereços? As perucas são assim tão fáceis de arranjar como parece? Depois de ter feito a minha compra impulsiva, tive algum tempo para pesquisar enquanto esperava que a peruca chegasse e ver o que podia fazer como principiante. Aqui apresento algumas dicas e ideias que podem ajudar-te a decidir se alguma vez quiseres fazer cosplay e quanto precisas de investir para o fazer.
Mas que raio são Closet Cosplays?

Uma das opções mais fáceis que descobri foi algo chamado “Closet Cosplay”. Refere-se à utilização de roupas do dia a dia para montar um cosplay. Pode ser apenas a partir de roupa que já se tem ou, por vezes, pode-se comprar uma ou duas peças extra. Eu já tinha um casaco de cabedal vermelho e seria fácil comprar uns óculos cor de laranja, novos ou usados. Esta teria sido a opção mais barata, mas eu queria ser facilmente reconhecida. Se o cosplay fosse para uma convenção americana onde toda a gente viu o Adult Swim quando era jovem, de certeza que reconheceriam o cabelo e identificar o meu cosplay. No entanto, estamos a falar de Portugal, e aqui anime só se tornou mainstream nos anos 2010, pelo que depressa abandonei esta ideia.
Fatos pré-fabricados ou de raiz?

Uma vez que não tenho experiência de costura, encomendei o casaco que o Vash utiliza online. Foi um bocado caro, mas valeu a pena. Para além do casaco, comprei também umas botas de plataforma com muitos cintos para combinar com a parte superior do cosplay. Se quiseres ter fidelidade acima do orçamento, deves fazer as tuas próprias roupas de raiz. Normalmente, é mais difícil alterar o tecido na sua forma acabada. Por isso, porque não aprender a costurar como um novo passatempo? Infelizmente, a roupa em si não estava pronta quando a recebi. Serviu-me, mas os cintos dos antebraços eram demasiado grandes, pelo que tiveram de ser encurtados, e o mesmo teve de ser feito com o tecido da frente. Visto que este cosplay era da versão manga do vash, também decidi cortar os dedos da luva direita. Depois de uma ida a um costureiro, estes problemas foram rapidamente resolvidos. Aprendi com isto que, se uma pessoa vai fazer cosplay, vai viver entre muitos alfinetes. Alguma coisa é um pouco maior do que deveria ser? Usa um alfinete. O tecido rasgou-se um pouco quando te mexeste? Usa um alfinete. Leva sempre contigo alguns alfinetes de reserva quando fores fazer cosplay! Nunca se sabe quando tu ou outra pessoa que esteja a fazer cosplay pode precisar deles.
A arte de fazer adereços

Eu pensava que os adereços que via as pessoas usarem nas convenções eram feitos de plástico, mas não. A maioria dos cosplayers faz os seus próprios adereços e estes são feitos de uma coisa chamada espuma EVA. É um material muito macio e maleável que pode ser pintado se for utilizado corretamente. Eu, no entanto, sou uma pessoa sovina, por isso fiz as coisas assim-assim e isso levou a que o material ficasse um pouco rachado devido ao uso, quando a espuma devia ainda ficar macia depois de a pintar. De qualquer forma, aqui está como eu fiz o revólver do Vash.
PASSO 1

Imprimi uma forma 2D que estava disponível online em duas folhas A4 e usei vídeos online como base para ver como as pessoas fazem os seus adereços em EVA. Fiz a montagem primeiro em papel para me orientar sobre como fazer o mesmo com a espuma, não só para poupar tempo, mas também para não desperdiçar EVA (não te esqueças de deixar cópias das peças montadas para saberes exatamente como as cortar na espuma mais tarde). Para facilitar o manuseamento das peças, colei-as numa folha de cartolina que tinha.
PASSO 2

Com um lápis, desenhei sobre os pedaços de espuma e depois, com um X-ato, cortei cada pedaço seguindo o recorte de papel que tinha feito e dividi a construção da arma em 3 partes para lhe dar largura. Certifica-te de que cortas sobre um pedaço de madeira ou uma placa de corte, para não acontecerem nenhuns acidentes. É exigida precisão no corte, senão a espuma fica com um aspeto feio, por isso certifica-te de que o teu X-ato está bem afiado. Depois de algumas peças estarem prontas, recomendo que comeces a colá-las umas às outras até o adereço estar todo pronto. Utilizei cola de contacto devido à sua resistência e aderência.
PASSO 3

Eu saltei este passo sabendo das potenciais consequências e NÃO recomendo 0 saltes. só se tiveres um orçamento apertado como eu tinha. É preciso selar a espuma com uma pistola de calor para a tornar mais resistente e mais fácil de pintar e, depois, é preciso selá-la com “Plasti Dip” ou “Mod Podge” (não patrocinado) para criar um revestimento de borracha sobre a espuma. Isto torna a espuma mais suave e preenche pequenos buracos, facilitando assim a pintura e a espuma não irá absorver a tinta ou racha-la depois de seca. Se não fizeres isto, terás de pintar várias camadas, como eu tive de fazer, e a tinta acabará por rachar. Tentei usar cola em spray como um substituto, mas não fez nada ao adereço…
PASSO 4

Depois de todos estes passos, chegou a altura de pintar! Podes usar tinta acrílica para isto (eu usei os restos de tinta acrílica dos meus tempos na escola). Como não segui o passo anterior, pintei duas camadas de tinta quando podia ter pintado só uma. Para o tambor da arma simplesmente usei um rolo de papel higiénico e cortei dois círculos noutro pedaço de cartolina. Depois colei os tais círculos nos lados vazios do rolo para fazer um cilindro e pintei-o. A última coisa que fiz foi pulverizar as duas peças com verniz brilhante e uma camada metálica para dar um aspeto polido. Com estes passos todos o adereço está pronto!
Qual é a cena com as perucas?

Enquanto estava a fazer a arma, houve momentos em que tive de esperar que as peças secassem, quer pela tinta quer pelos sprays que usei. Estas foram as alturas ideais para trabalhar no que iniciou esta viagem, a peruca!
Quando se encomendam perucas, elas não vêm preparadas como eu esperava. É preciso arranjar um spray de cabelo muito forte, um pente, um secador e pôr as mãos à obra. É preciso provocar as fibras da peruca, pulverizá-la com o spray e depois secá-la com o secador para a fixar. Isto tem de ser feito várias vezes até chegares ao pentado desejado. Depois de teres feito o penteado, dependendo se tens cabelo comprido ou não, quando se coloca uma peruca, tens de primeiro colocar uma touca com todo o teu cabelo por baixo. Por exemplo, eu tenho um cabelo muito comprido e espesso e mesmo fazendo duas tranças, quase não cabia todo o meu cabelo por baixo da touca/peruca. para prender a touca ao cabelo, deves usar vários ganchos à volta da linha do cabelo e da nuca, para que qualquer movimento que faças durante o cosplay não faça com que a tua peruca voe ou se solte da tua cabeça.

E pronto! Foi assim que fiz o meu primeiro cosplay como uma total principiante. Espero que isto te tenha dado uma ideia do que está por detrás desta arte. O melhor disto tudo é que à primeira vez pode correr um bocado mal, mas em qualquer cosplay futuro que fizeres vais ter a experiência anterior e fazer melhor! Talvez o cosplay possa ser o teu próximo grande passatempo, por isso porque não tentas escolher uma personagem para fazer cosplay na tua próxima convenção?

