Iberanime Santarém Promove Sessões Dedicadas À Saúde Mental E Bem Estar Juvenil
- Dangan Magazine

- 5 de fev.
- 2 min de leitura
O IBERANIME Santarém reforça na edição deste ano as suas iniciativas dedicadas à saúde mental e ao bem-estar juvenil. No dia 16 de maio, um sábado, o primeiro dos dois dias do maior evento de cultura popular japonesa em Portugal, serão dinamizadas no CNEMA sessões especialmente dirigidas a escolas e alunos da região de Santarém, que vão dar ênfase a temas fundamentais para as gerações mais jovens e para a comunidade educativa.
Esta iniciativa reflete o compromisso do IBERANIME com a responsabilidade social e o reconhecimento da importância da saúde mental e do bem-estar junto dos mais jovens. Através destas sessões, a organização do evento cria espaço para o diálogo e para o bem-estar emocional, aproveitando um contexto cultural que é relevante para as gerações mais novas.
No âmbito destas sessões, o programa de dia 16 de maio tem início com a exibição da curta-metragem “Tudo bem?”, um projeto escrito, interpretado e com banda sonora original criada por adolescentes. O filme aborda, com responsabilidade e sensibilidade, a realidade do suicídio juvenil, dando voz à luta silenciosa de crescer num mundo que muitas vezes ignora a dor emocional dos jovens, ao mesmo tempo que sublinha a importância das ligações humanas.
Após a exibição da curta-metragem, vai decorrer uma mesa-redonda com os protagonistas do filme, que vão partilhar a sua experiência criativa e refletir os temas abordados, dando o mote para uma conversa que se pretende aberta e próxima com o público.
Segue-se depois um novo painel, também em formato de mesa-redonda, no qual vão participar psicólogos e técnicos de saúde juvenil, dedicado a questões relevantes para escolas e famílias, como o bullying, a violência no namoro, a dependências das redes sociais, e a saúde mental e o bem-estar emocional dos jovens.
Condições especiais para as escolas
Com o objetivo de facilitar e potenciar a participação das escolas, o IBERANIME disponibiliza duas opções de horários para as sessões que visam promover a saúde mental e o bem-estar juvenil. As escolas podem desta forma escolher a sessão da manhã, que decorre entre as 11h e as 13h, permitindo aos alunos ficarem com a tarde livre para explorar o IBERANIME; ou podem optar pela sessão da tarde, das 14h às 16h, com os alunos a poderem visitar o evento durante a manhã e após o final da sessão, a partir das 16h.
O IBERANIME Santarém criou igualmente condições especiais para incentivar a participação dos grupos escolares. Os bilhetes no âmbito desta iniciativa têm um custo de 15 euros por aluno (o preço atual de um bilhete diário é de 20 euros), e os professores que acompanham os alunos beneficiam de entrada gratuita.
“Acreditamos que estas sessões representam uma oportunidade relevante para complementar o trabalho desenvolvido nas escolas, promovendo reflexão, diálogo e consciencialização em torno de temas essenciais para a juventude atual. O IBERANIME assume o compromisso de usar a cultura como ponto de partida para conversas necessárias, contribuindo para uma maior literacia emocional e para a prevenção de situações de risco entre crianças e jovens.”, afirma Mário Costa, diretor do IBERANIME.























